Sobre o Curso

O profissional de Ciências Contábeis é responsável pela contabilidade das empresas, por meio dos registros e dos controles das contas, pela elaboração e apresentação dos balanços patrimoniais e resultados de exercícios. Ao contador também compete o planejamento, a coordenação, a gerencia e o controle de setores das empresas, de variados segmentos, atuando como condutor de soluções e colaborador na tomada de decisão dos gestores empresariais. O Curso de Ciências Contábeis da UCPel tem por objetivo contribuir com a sociedade formando profissionais com conhecimento e competência compatíveis com a constante evolução da Ciência Contábil.

Possíveis áreas de atuação:
Auditoria; Perícia contábil; Fiscalização de tributos; Contabilidade gerencial; Contabilidade pública; Contabilidade de custos; Contabilidade Geral, Controller e Gerências.

Titulação: Bacharel em Ciências Contábeis
Duração do Curso: 8 semestres
Carga Horária: 3.000 horas
Turno de Funcionamento: Noite

Data Criação: Resolução CONSUN/UCPel Ata n° 04, publicado em 28/08/1962, Parecer n° 528/1966 CFE de 30/09/1966

Reconhecimento do MEC: Decreto Federal n° 63.349 de 02/10/1968, DOU 07/10/68, Parecer n° 497/1968 CFE de 07/08/1968

Nota no Enade: 3
Conceito no MEC: 3

Objetivo do Curso
O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas tem por objetivo formar profissionais que, além de técnica e cientificamente aptos à aplicação da Ciência Contábil, sejam pró-ativos, com espírito crítico e criativo, com capacidade de julgamento, agilidade de raciocínio e gerenciamento de pessoas, conhecedores do cenário econômico e financeiro local, regional, nacional e internacional, com interesse de atualização e comprometimento com valores éticos e sociais que assegurem o bem comum. Para alcance desse objetivo, incorporam-se ao currículo do Curso disciplinas de natureza básica, profissional, de formação teórico-prática e formação humanística, de maneira a oferecer à sociedade na qual está inserido, um profissional responsável e competente, capacitado a avaliar de forma crítico-analítico as implicações organizacionais oriundas da evolução da profissão.

São objetivos específicos do Curso:

a) Proporcionar ao acadêmico uma visão global da realidade social, cultural, econômica, política, técnica e científica do meio em que vive, considerando as características locais e regionais;

b) Propiciar a ação de valores humanísticos de responsabilidade social, justiça e ética profissional, junto à transmissão de informações técnico-científicas;

c) Possibilitar a formação de adequado nível técnico e científico, desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, crítico e analítico, capaz de empreender ações e promover a transformação das organizações;

d) Incentivar o aluno para um contínuo aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento da autoconfiança;

e) Preparar o aluno para a interpretação da realidade, adaptação às inovações tecnológicas e às novas práticas emergentes da profissão, comunicação interpessoal e atuação de forma interdisciplinar.

Perfil de egresso desejado:
O perfil do egresso do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas contempla saberes técnicos e científicos relacionados à sua área de atuação e preparo para enfrentar as demandas no campo empresarial e social, materializando os conhecimentos de modo interdisciplinar. Atuando de forma íntegra e ética, como cidadão crítico e reflexivo – consciência crítica -, com capacidade de análise e síntese, o egresso deve estar capacitado a enfrentar os avanços tecnológicos e os movimentos advindos das exigências requeridas pelo ambiente político, econômico e social que são oriundos das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Deve contemplar também:

a) postura ética e responsabilidade social;

b) abertura às inovações tecnológicas;

c) visão global do cenário econômico e financeiro local, regional, nacional e internacional em que se insere a contabilidade;

d) visão holística, sistêmica e gerencial;

e) capacidade de: participação em equipes multidisciplinares, iniciativa e interação na comunidade local e regional e, raciocínio lógico e conscientização da importância de educação continuada.

O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas possibilita ao egresso o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

a) reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisões;

b) desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais com uso apropriado da linguagem contábil;

c) refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

d) desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico fundamentados para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

e) analisar e interpretar os fenômenos que dão origem à prática contábil, elaborando relatórios e pareceres que contribuam para fins de intervenções contábeis e ações de gestão, com visão sistêmica;

f) ser capaz de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

g) adaptar-se aos avanços tecnológicos e às novas práticas emergentes do mundo do trabalho;

h) ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura à mudança e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

i) desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável e ético;

j) analisar e interpretar as constantes mudanças na legislação contábil aplicando-a adequadamente, exercendo com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica;

k) exercer a liderança diante de equipes multidisciplinares, fazendo uso de ferramentas técnicas próprias das Ciências Contábeis, com reconhecido nível de precisão, com vistas à tomada de decisões e ao desenvolvimento das organizações de atuação do contabilista; e

fazer uso adequado da terminologia contábil e atuarial diante de situações de aplicação dos conceitos básicos da Ciências Contábeis, promovendo uma comunicação tecnicamente precisa.

Metodologia adotada no curso:
O processo de ensino-aprendizagem privilegiado pelo Curso de Ciências Contábeis da UCPel contempla estratégias problematizadoras através de aulas desenvolvidas de modo a favorecer a participação dos educandos por meio de apresentação de seminários, debates, reflexões críticas, trabalhos em equipes e/ou individuais, práticas em laboratório de informática, indicações de leituras complementares, tratando os conceitos específicos da área e demais saberes atrelados à formação geral de forma contextualizada, vinculando-os permanentemente às suas dimensões de aplicação no mundo do trabalho. As metodologias adotadas conjugam-se, portanto, à construção de habilidades e competências, atendendo, assim, à vocação da Universidade no que tange ao seu compromisso com a formação de sujeitos aptos a exercerem sua cidadania.

Para tanto, ganham destaque estratégias educacionais que encaminham o aluno para “aprender a aprender”, exercitando suas habilidades diagnósticas diante de situações típicas de sua área de atuação e familiarizando-o com procedimentos de pesquisa e inovação. Nessa perspectiva, pretende-se que o aluno adquira o status de protagonista do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo competência de situar-se com eficiência e posicionamento ético diante de cenários profissionais em constante mudança.

O Curso de Ciências Contábeis tem carga horária total de 3.000 (três mil) horas, distribuídas em 8 semestres e está em consonância com o previsto nas DCNs. Os princípios metodológicos elencados atendem o desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem, permitindo a diversificação das práticas pedagógicas adotadas para o desenvolvimento dos conteúdos previstos na formação do egresso. O currículo visa estimular uma ação discente autônoma capaz de prepará-lo para os desafios do mundo de trabalho, em constante evolução, incentivando-o para atuar em tomadas de decisão nas organizações. Nesse aspecto, contempla disciplinas integradoras como Planejamento Tributário I, e II, Controladoria, assim como a disciplina Tributação Municipal na modalidade a distância, com enfoque na gestão pública municipal. Outra importante atualização tem-se com as disciplinas de Prática contábil trabalhista, Prática contábil I e Prática contábil II, nas quais os docentes atuam em laboratório de informática e praticam as ferramentas contábeis e fiscais exigidas atualmente. O software contábil, utilizado pelos professores e estudantes do curso, proporciona ao discente praticar a ferramenta tecnológica que usará no mercado de trabalho.

Face ao compromisso humanístico, social, científico e tecnológico que referencia o Projeto Pedagógico Institucional da UCPel, têm-se como princípios metodológicos para o curso de Ciências Contábeis os que seguem:

a) ênfase na abordagem do conhecimento contextualizado, privilegiando-se a investigação científica como alternativa para melhor perceber e inferir a realidade social;

b) a adoção de metodologias de ensino que desenvolvam nos educandos capacidade de análise crítica, capacidade de integrar e processar informações e capacidade de desenvolver competências humanas e técnicas que, aplicadas, aumentem a eficiência e eficácia dos diferentes procedimentos organizacionais.